segunda-feira, 25 de julho de 2011

Vejo Melhor de Olhos Fechados

           Talvez um dos sentidos que mais valorizemos em nosso corpo seja a visão. É completamente desconfortável andar em um lugar onde você literalmente não enxerga “um palmo na frente do nariz”. Uma situação como essa se torna ainda mais desconfortável quando algum objeto surge, inesperadamente, e atinge em cheio o nosso dedinho do pé, e você, depois de gritar de dor, se pergunta quem colocou aquele objeto ali!

           Lembrar-se de uma situação como essa, da qual você provavelmente já deva ter passado, pode fazê-lo pensar por que alguém colocaria como titulo uma frase como aquela acima.
Bem, isso tem uma boa explicação. É porque a visão da qual quero falar para vocês não é a nossa visão normal, mas sim uma outra visão, a visão das coisas espirituais. Uma visão que muitas vezes está completamente cega ou ofuscada pelas coisas mundanas, mas que nem nos importamos em sair andando por aí, iguais ao Sr. Magoo, aquele antigo personagem dos desenhos, que devido ao seu grande problema de visão, andava pelas ruas sem se dar conta dos inúmeros perigos pelos quais estava passando.

           A Bíblia nos diz que “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (1 Coríntios 2:14). Em outras palavras, você só vai conseguir ver as coisas espirituais com os olhos da fé. Mas para que os olhos da fé vejam alguma coisa, é preciso que os outros olhos estejam fechados em oração.

           Uma história bíblica nos ajuda a entendermos melhor isso. Certa vez a cidade do profeta Eliseu foi cercada pelo rei da Síria, que queria, a todo o custo, prender o profeta. Seu ajudante, ao levantar-se cedinho, e ver que a cidade estava cercada, percebeu que não teria para onde fugir, e se desesperou. Mas o profeta Eliseu, que enxergava espiritualmente muito melhor do que o jovem, disse a ele: “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu” (2 Reis 6:16-17). Este é somente um exemplo de que podemos ver melhor quando estamos com os olhos fechados em oração.

            Quando se perde um sentido, dizem que os outros se tornam mais aguçados. Assim também acontece com a nossa visão espiritual. Quanto mais fechamos nossos olhos para falar com Deus, mais Ele aumenta a nossa visão e a percepção das coisas espirituais. O que antes não entendíamos, passamos a entender; o que não conseguíamos enxergar, passamos a ver com os olhos da fé, através das lentes do evangelho.

             Deus tem grandes coisas preparadas para nós, coisas que “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1 Coríntios 2:9). Aos que desejam descobrir que coisas são essas, Ele diz: “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29:12-13).

             Se a sua visão espiritual não anda muito boa, feche seus olhos, ore a Deus, e faça o mesmo pedido que o cego de Jericó fez para Cristo: “Mestre, que eu torne a ver” (Marcos 10:51). Você verá que em pouco tempo já estará enxergando melhor!



Thiago Lessa Fiúza

Nenhum comentário:

Postar um comentário